terça-feira, 11 de maio de 2010

8 de março: dia de arrumar o guarda-roupa


Tenho uma amiga que quando tem decisões muito importantes a tomar, arruma o guarda-roupa. Isso mesmo. Coloca abaixo todas as roupas, depois vai dobrando milimetricamente e colocando no lugar. Leva horas e pelo jeito funciona.
Pensando nisso, neste mês que é tão importante para nós mulheres, achei que seria interessante dar essa dica: arrume seu guarda-roupa! Tire tudo lá de dentro, indiscriminadamente, faça a maior bagunça e depois, vá arrumando aos poucos. Você pode se surpreender com o resultado.
A vida passa tão depressa e impomos a nós mesmas uma rotina tão extenuante, que quase não percebemos o quanto deixamos de tomar decisões fundamentais. As coisas vão acontecendo, sem planejamento e entre “sins” irrefletidos e “nãos” imponderados perdemos a capacidade de decidir com clareza e assertivamente.
Se comemoramos esta data hoje, com flores, bombons, cartões, jantares ou mesmo um rápido “feliz dia” é porque alguém, no passado, teve a coragem de tomar uma decisão. E não foi uma decisão simples como o que fazer para o jantar, mas uma decisão dessas que mudam o curso da História.
O Dia Internacional da Mulher foi criado em homenagem a 129 operárias que morreram queimadas em uma ação da polícia para conter uma manifestação em uma fábrica de tecidos. Essas mulheres estavam pedindo a diminuição da jornada de trabalho de 14 para 10 horas por dia e o direito à licença-maternidade. Isso aconteceu em 8 de março de 1857, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Foi uma decisão e tanto, já que naquele tempo as mulheres tinham passado de vaquinhas de presépio a burros de carga. Era difícil encontrar o equilíbrio, como é até hoje, mas alguém teve que decidir que aquilo não estava certo. E pagou caro por isso. Portanto, honre a memória daquelas 129 mulheres e arrume seu guarda-roupa.
Temos que decidir sobre coisas que fazem diferença na vida, como profissão, amor e religião, mas também temos que levar essas coisas adiante e fazer com que sejam reais em todas as esferas da nossa existência. Temos que avaliar constantemente se a profissão escolhida continua nos satisfazendo, se o amor está nos fazendo crescer ao invés de retroceder e se a religião nos torna pessoas melhores.
As decisões importantes são diárias e afetam também as pessoas ao nosso redor. Quando você decide o que coloca na mesa, está influenciando a sua saúde e a dos que dela se servem. Quando liga a televisão para assistir BBB na presença das crianças, está definindo quem serão os exemplos de conduta da sua família. É uma grande responsabilidade, mas é preciso assumi-la, diariamente.
Ao colocar cada peça no lugar, dobrando e ajeitando nos espaços, nas gavetas, nos cabides, avalie as decisões que tem tomado. Reveja seus conceitos e a forma como influencia as pessoas que convivem com você. Quem sabe entre uma camisola e uma calça jeans, você descubra que é hora de começar tudo outra vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário